Monthly Archives: July 2015

Valeu

Valeu us fanzine punk
Valeu us panfleto feminista
Valeu movimenta anarkApunk
Valeu ação direta antimachista
Valeu as festa ke virava a madrugada
Valeu kem me desviou du kaminho errado
Valeu u amor ke me firmou na kaminhada
Valeu kem me ajudou a segurar u fardo
Valeu as bruxas pelo ritual de união
Valeu as gatas ke akeceu meu koração
Valeu as rezas as kantiga e as oração
Valeu as revolta sapatão
Valeu romper a moral cristã
Valeu em meio as lágrimas ter enkontrado as irmã
Valeu todos us anos no divã
Valeu a buska por uma kor-pa sã
Valeu as poesia no sarau
Valeu ouvir u som du atabake
Valeu u toke du berimbau
Valeu as rima de atake
Valeu a luta por liberdade
Valeu u reenkontro kom a ancestralidade
Valeu u sonho da igualdade
Valeu a resistência na kor-p-oralidade
Valeu Besouro
Valeu todas as roda
Valeu teus olhos brilho di ouro
Valeu ser kem inkomoda

 

por FORMIGA

 

Pelo 28 de setembro

” A kriminalização do aborto não salva fetos a kriminalização du aborto mata mulheres” (7x)

Estado dekreta seu destino
ação direta aborto klandestino
kem viu viu
desobediência civil
gerando mortes prematura
das mina ke leva vida dura
é um plano dos racista
eliminar de suas vista
kem eskurece a cidade
mulheres negras base da sociedade
é óbvio
magnatas du merkado ilegal são seus sócios
venda de citotek komandam us negócios
milhões de mana
ke não tem grana
pra abortar
em klínika partikular
kuando não são levadas a óbito
muitas vezes sobrevivem kom sekuelas
mudando pra sempre a vida delas
é kente tio
tipo kem fikou infértil
gente da minha gente
sente essas dores
desgraçados konservadores
disfarçam teokracia em demokracia
legisladores da misoginia
kontrolando milhões de vidas
não akredite nessa hipokrisia
de decidir legalizar
o aborto no Brasil via plebicito popular
ouviu? Onde já se viu
o senso komum apoiar
o ke a podre igreja domorou 514 pra konsolidar?
É um absurdo eu sei
u projeto de lei
estatuto do nascituro
apelidado bolsa estupro
garante ao violador do feminino korpo
ke deveria estar morto
o status de pai ao ivés de ser destruído o machista odioso
415 é o número da portaria
ke kaberia
garantir ke todas as mulheres em teoria
ke abortem de modo legal ou ilegal
fossem tratadas komo igual
no hospital do SUS soi revogada
parece piada sem graça
mas é retrocesso
pressão da bankada fundamentalista kontra esse históriko processo
de luta feminista
Igreja patriarkal branka eurocêntrika ocidental
kontamina almas kom a moral
cristã
se liga minha irmã
se o útero é da mulher
ela tira todos os fetos ke kiser
por kontrole de natalidade
kontra o banzo ou por não kerer ver sua kria passando necessidade
Aliáis denunciando dominações patriarkais
ocidentais e koloniais
a maternidade kompulsória
é fruto da heterossexualidade obrigatória
e o aborto é konsciente ou inkonsciente
retomada do próprio korpo
Nossas mentes estão cheias de kulpas katólikas
finkadas por kruz e espada diabólikas
não existe inferno ou céu
dogmas levam somente ao banko dos réus
passível de reklusão
dentro do sitema prisonal
então
lutar pela legalização do aborto é solução
institucional
exigir o aborto na saúde públika
é kontinuar as súplikas
pra kem
sobre nossos korpos detém
o poder
mas não vamos nos render
tenho um ideal
trasformação radikal
desse legado kolonial
igualdade racial e social
anti kapitalismo anti kárcere anti poder
kontra facínoras ke kerem nos deter
o Estado destruiremos
sabedorias resgataresmos
de nossas avós
vai vendo ó
filosofia yorubá
a mais graciosa das iabás
grandeza inkomum
oraiêiê Oxum
seu
dominio é rikeza fertilidade beleza meu
assim ki é
suas filhas são herdeiras de seu axé
então
se precisarem abortar tem ke pedir permissão
pra mamãe das águas doces antes de kumprir a missão
fora essa situação
em nossa kultura de resistência negra não existe kondenação
não não vim da kostela de Adão
nem Marias nem Evas
nossas ancestrais são pretas velhas
ke guardam o segredo de rituais
konheciam o poder das ervas
a mesma ke kura também mata
no fundo das matas
mulher indígena dá a luz e também tira
então ke komeçe a ira
preservando nossas raízes
nem papas nem juízes
não vão mais governar
ventres e mentes a se rebelar

 

por FORMIGA

Reedukação é a Chave

Faz parte da missão
denunciar a opressão
semente patriarkal
brotando destruição do nosso ideal
akorda menina
isso é rivalidade feminina
vou repetir a mesma ladainha
erva daninha
redução de danos
tá nos meus planos
o privilégio ke faz kalar
as manas ke se sentiram intimidar
ora é uma porra ora é risível
kem tem menos é mais invisível
intelecto ki zomba
não não num é kizomba
antes fosse
se tornou amargo um doce
as mágoas vem pra fora
em forma
de lágrima
e fúria
rajadas de injúria
sabedoria é prátika da utopia
cheia de palavra e ação vazia
não adianta mudar de país
não adianta se eskonder
se a raiz
du problema tá em você
sangue ferve
kabeça verve
vontade de sumir
vontade de morrer
mas tenho ke assumir
mas tenho ke korrer
por mim
pelas irmã
é assim assim ke é
agente é u clã
kem pode mais
tem ke socializar kom as demais
ke não tiveram acesso
du kontrário é retrocesso
ouça
reparação histórika
as preta não vai lavar sua louça
lembra kem teve vivência diaspórika
as pobre vai falar mais
dos seus sonhos e ideiais
não vem pregar teoria
komo se fosse uma bíblia
nem todo mundo sabe ler inglês
mal falamos u português
mudar u modo de falar
pra di verdade somar
reedukação é a chave
ke abre essas grade
apoya mutua e sororidade
tem ke fazer parte
do nosso kotidiano
todo dia um pouko pratikando
a revolução
entendeu sapatão
se for mesmo das nossas
guerreira
naõ vira as kostas
mana verdadeira
tem ke olhar pra trás
e ver u legado dus ancestrais
uma tátika
de preservação
da nossa koletividade sapatão
na Áfrika
kuando uma pessoa
dá mankada
na boa
ela é levada
na aldeia pro centro
pra olhar pra dentro
de si
e ai
toda komunidade
sem maldade
meu
lembra du brilho
ke ela emitiu kuando nasceu
pra kaminhar nu trilho
lição de vida
das antiga
já reparou
ke na tv em programa de humor
preta, pobre, nordestina
homem, mulher e menina
é motivo de piada
minha gente sendo ridikularizada
orra
essa zorra
põe ator embrankecido de black face
rindo do amargor
da vida du povo excluído
vai vendo a cena
kuando eu era pekena
meu tio falava
mal de baiano
desprezava
todo ke vinha desse kanto
makacheira, farinha rapadura
e todos nordestino
ke leva vida dura
por ironia du destino
pra você vê
meu tio é descendente da terra du dendê
aki em São Paulo
prekonceito kontra nortista é mato
skinhead desgraçado
esse nazi anda armado
de faka, soko inglês, tako de beiseboll, butterfly
e noiz vai
delatar
as atrocidade
ke us pilantra aprontar
esteriótopo da komédia
pra distrair a klasse média
e oprimir u povão
num dá mais não
geraçaõ de lukro pros negócios
dos patriarkas, xenofóbikos
racistas e elitistas
são prátikas facistas
de kontrole kapitalista
minha função é kontra kultura
ritmo e literatura
preservar a memória
rekontar a história
du meu povo milenar
Ikamiabas, Amazonas e Yás
kombater us atake
na rima nu atabake
aprender kom um gunga
no kompasso da zabumba
bumba bumba bumba meu boi
marakatu num foi
fikou na veia
us bombo incendeia
a pisadadu kôko
é frenétiko é loko
minha kara
samba reggae uma arma
markou u koração
faço a oração
a labrys é meu patuá
pras maldade nõa me pegá
indigená é radikal
afro punk antikapital
foi u tambor foi u tambor
foi u tambor
ke chamou
meu amor

 

 por FORMIGA

Mapa Astral/Sonho Real

Perfeição

pra ela são

as koisas mais

simples da vida

além do mais

minha kerida

é vingativa kontra u patriarkado

faz estrago

até fazendo piada

minha amada

amante libertária

tátika revolucionária

kompanheira se ama

não só na kama

ontem eu sonhei

ke um beijo te dei

meu koração anunciou

olha lá a pretinha

kabelo trança nagô

violão celo nas kosta

ela tinha

orgulho das antiga amostra

na pele presente

mesmo do meu leito ausente

meu peito fika kontente

kuando te vê

e revê

Áfrika em você

 

por FORMIGA